Processos galv√Ęnicos

A galvanoplastia √© um tratamento de superf√≠cie que consiste em depositar um metal sobre outro, atrav√©s da redu√ß√£o qu√≠mica ou eletrol√≠tica para prote√ß√£o, melhor condutividade e melhor capacita√ß√£o para se soldar sobre a superf√≠cie tratada. Outras aplica√ß√Ķes s√£o: para melhorar a apar√™ncia, aglutinar part√≠culas n√£o condutoras √† camada eletrodepositada, resist√™ncia ao atrito, melhorar a dureza superficial, entre outras.

 

A eletrodeposi√ß√£o ou galvanoplastia De acordo com o Dicion√°rio Rosseti de Qu√≠mica, podemos definir galvanoplastia como a tecnologia respons√°vel pela transfer√™ncia de √≠ons met√°licos de uma dada superf√≠cie s√≥lida ou meio l√≠quido denominado eletr√≥lito, para outra superf√≠cie, seja ela met√°lica ou n√£o. Este processo usa a corrente el√©trica, sendo chamado de ‚Äúeletr√≥lise‚ÄĚ. A galvanoplastia foi desenvolvida por Galvani, f√≠sico e qu√≠mico que fazia estudos sobre a eletricidade.

 

A eletrodeposi√ß√£o est√° relacionada ao revestimento de superf√≠cies, √© esse o processo utilizado na pratea√ß√£o, na niquela√ß√£o, na croma√ß√£o, etc. Se desejamos fazer a croma√ß√£o de um para-choque de ferro, ele deve estar ligado ao p√≥lo negativo do gerador, constituindo o c√°todo. J√° o eletrodo positivo deve ser uma barra de cromo, ou, ent√£o, o eletrodo deve ser inerte e a solu√ß√£o eletrol√≠tica deve conter um sal de cromo (Cr3+). Industrialmente, o processo de croma√ß√£o de para-choques de autom√≥veis √© feito em tr√™s etapas: ‚ÄĘ Cobrea√ß√£o ‚ÄĘ Niquela√ß√£o e Croma√ß√£o. Isso tem a finalidade de dar maior ader√™ncia ao cromo, evitando que o para-choque descasque e perca a croma√ß√£o.

 

No processo de galvanoplastia as rea√ß√Ķes n√£o s√£o espont√Ęneas, ent√£o √© necess√°rio fornecer energia el√©trica para que ocorra a deposi√ß√£o dos el√©trons (eletr√≥lise). A galvanoplastia √©, portanto, um processo de eletrodeposi√ß√£o no qual o objeto que vai receber o revestimento met√°lico √© ligado ao p√≥lo negativo de uma fonte de corrente cont√≠nua e se torna c√°todo. O metal que vai dar o revestimento √© ligado ao p√≥lo positivo e vai ser o √Ęnodo. O objeto a ser revestido dever√° conduzir corrente el√©trica. No caso do objeto ser de pl√°stico, que n√£o √© um bom condutor, um tratamento superficial o tornar√° condutor.

 

Há ainda o problema da aderência de um metal no outro. Para que a película do metal se ligue à base, além de perfeita limpeza e desengraxe, é preciso conhecer a natureza dos metais.

 

Galvanização A Galvanização ou electroformação é todo o processo electrolítico que consiste em revestir superfícies de peças metálicas com outros metais, mais nobres. Este revestimento é feito, geralmente, para proteger a peça da corrosão e/ou como acabamento estético/decorativo.

 

A galvaniza√ß√£o consiste em utilizar dois eletrodos mergulhados numa solu√ß√£o electrol√≠tica ligados a uma fonte de corrente cont√≠nua ou corrente alternada, transformada em corrente cont√≠nua e retificada. A pe√ßa a ser revestida deve funcionar como c√°todo, ou seja, deve estar ligada ao polo negativo da fonte de corrente electrica. O √Ęnodo, ligado ao polo positivo da fonte, pode ser de um material inerte ( grafite,chumbo,a√ßo inoxidavel,tit√Ęnio platinizado,etc.. ) ou constituido pelo metal que se quer revestir a pe√ßa. A solu√ß√£o electrol√≠tica deve conter como electr√≥lito um sal que contem c√°tions do mesmo metal.

 

Quando o √Ęnodo √© constituido pelo metal que se quer revestir a pe√ßa, o processo electrol√≠tico ocorre com uma transfer√™ncia do metal deste electrodo para a pe√ßa, atrav√©s da solu√ß√£o electrol√≠tica.¬† Exemplo: Revestimento de uma pe√ßa com prata, utilizando √Ęnodo de prata ( pratea√ß√£o ). Dependendo do metal que √© revestido a pe√ßa ou objeto a galvaniza√ß√£o recebe nomes especiais: douragem ( ouro ), cromagem ( cr√≥mio ), pratear ( prata ), niquelagem ( n√≠quel ) e outros.


Oferecemos os seguintes processos galv√Ęnicos:

 

Banho de prata  1000
Banho de prata 950 folheação
Banho de ouro 1000c/s tons diferente
Banho de prata 18k folheação
Banho de cobre alcalino
Banho de cobre √°cido brilhante
Banho de níquel brilhante
Banho de cromo
Banho de níquel acetinado
Banho de oxidantes negros
Banho de lat√£o brilhante
Banho de níquel dourado
Banho de lat√£o envelhecido
Banho de ródio
Envernizamento epoxi 
Imitação do aço escovado
Polimentos em metais

 
   Hostbras Internet



© Prata Arte - Todos os direitos reservados